Eduardo Bolsonaro propõe CPI para investigar vacinação de Lula contra a dengue

Eduardo Bolsonaro anuncia coleta de assinaturas para CPI que investigará possível privilégio de Lula ao receber vacina contra a dengue. Deputado critica "larápios" que atacaram governo Bolsonaro. Recorde de 4.000 mortes por dengue em 2024.

· 1 minuto de leitura
Eduardo Bolsonaro propõe CPI para investigar vacinação de Lula contra a dengue
Foto: Elaine Menke - Deputado acusa presidente de receber privilégio indevido na imunização.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) anunciou na sexta-feira (21) que iniciará a coleta de assinaturas para abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) destinada a investigar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por receber vacinas contra a dengue. O parlamentar questiona se houve privilégio no acesso à imunização, que ocorreu em 5 de fevereiro e 6 de maio de 2024. Segundo o Palácio do Planalto, a vacina foi obtida pela rede privada, que disponibiliza o imunizante desde julho de 2023, não havendo qualquer ilegalidade na ação do presidente.

“Vamos iniciar a coleta de assinaturas para uma CPI e verificar este suposto privilégio de Lula. Queremos saber se Janja ou outros membros de sua família também foram beneficiados e investigar o recorde de mortes por dengue,” afirmou Eduardo em sua rede social X (antigo Twitter).

Eduardo Bolsonaro enfatizou que não aceitará que "larápios" — termo que ele usou para se referir a ladrões — que chamaram o governo de Jair Bolsonaro de "genocida" cometam o que ele descreveu como uma "pouca vergonha na cara do povo". Ele ainda acrescentou: “Uma pessoa sem caráter é capaz de tudo”.

O Brasil registrou um recorde de 4.000 mortes por dengue em 2024, segundo dados divulgados na quinta-feira (20) pelo Ministério da Saúde.