Lula lamenta morte de presidente iraniano Ebrahim Raisi em acidente

Lula expressa condolências ao Irã pela morte do presidente Raisi em acidente de helicóptero. O incidente, que também matou o chanceler e o governador local, abala a política iraniana.

· 1 minuto de leitura
Lula lamenta morte de presidente iraniano Ebrahim Raisi em acidente
Foto: Ricardo Stuckert - Lula presta condolências ao Irã após morte do presidente Raisi

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva expressou suas condolências ao povo iraniano após a morte do presidente Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero no domingo, 19 de maio. Também faleceram no acidente o chanceler Hossein Amirabdollahian e o governador da província local.

"Com pesar soube da confirmação da morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi e do seu chanceler, Hossein Amirabdollahian, além de todos os passageiros e tripulação, após a queda de seu helicóptero", declarou Lula nesta segunda-feira, 20 de maio. "Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas, ao governo e ao povo iraniano."

Embora Lula não mantivesse a mesma relação com Raisi que tinha com o ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad, ele demonstrou solidariedade ao Irã. Recentemente, Lula e o presidente colombiano Gustavo Petro foram criticados por não condenarem os ataques de Raisi a Israel em abril, culpando indiretamente Israel pelos conflitos.

Raisi, um clérigo radical conhecido como "açougueiro de Teerã", assumiu a presidência do Irã em 2021 após uma eleição controversa. Sua morte deixa o cenário político iraniano incerto, já que ele estava sendo preparado para suceder o líder supremo Ali Khamenei.