Eduardo Botelho lidera disputa pela Prefeitura de Cuiabá, aponta pesquisa

Pesquisa Percent aponta Eduardo Botelho na liderança pela Prefeitura de Cuiabá, seguido por Abílio Brunini e Lúdio Cabral. Botelho pode vencer no 1º turno, mas jogo eleitoral segue aberto. Lúdio é freado por indefinição.

· 1 minuto de leitura
Eduardo Botelho lidera disputa pela Prefeitura de Cuiabá, aponta pesquisa
Foto: Vanderson Ferraz Santos - Abílio Brunini e Lúdio Cabral aparecem na sequência

A corrida eleitoral pela Prefeitura de Cuiabá tem um líder: o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil). Segundo pesquisa divulgada pela Percent Brasil, encomendada pelo Portal O Documento e TV Cuiabá, Botelho conta com 34,5% das intenções de voto na modalidade estimulada.

O segundo colocado é o deputado federal Abilio Brunini (PL), com 22,8%, seguido pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que possui 11,7% da preferência do eleitorado. Juca do Guaraná (MDB) e José Roberto Stopa (PV) aparecem na sequência, com 5,2% e 4,1%, respectivamente. Reginaldo Teixeira (Novo) ocupa a última posição, com 1,3%.

A pesquisa, realizada entre 24 e 26 de abril de 2024, ouviu 1.200 pessoas em Cuiabá e possui margem de erro de 2,83 pontos percentuais. O levantamento está registrado no TSE sob o número MT-02633/2024.

Na modalidade espontânea, Botelho mantém a liderança com 23,5%, enquanto Abílio e Lúdio surgem com 12,5% e 5,8%, respectivamente. Juca do Guaraná, José Roberto Stopa e Reginaldo Teixeira completam a lista.

Ronye Steffan, diretor da Percent, avalia que o jogo eleitoral está aberto, mas com crescimento consolidado de Botelho, que pode até vencer no primeiro turno. Ele destaca que a indefinição sobre a candidatura de Lúdio pela Federação "Brasil Esperança" limita sua mobilidade entre o eleitorado de esquerda.

Simulações sem determinados candidatos também foram realizadas, já que as candidaturas ainda não estão confirmadas. Em todos os cenários, Botelho aparece na frente, com Abílio e Lúdio alternando a segunda posição.