Com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), empresários mato-grossenses apresentaram a Rota da Diversidade dos Primatas durante a "World Travel Market London" (WTM) na Inglaterra, que ocorreu entre os dias 4 e 7 de novembro. O novo produto turístico, que se estende de São José do Rio Claro a Alta Floresta, tem como objetivo fortalecer o ecoturismo no estado e atrair mais turistas internacionais.
O secretário adjunto de Turismo da Sedec, Felipe Wellaton, destacou que a Rota dos Primatas possui um grande potencial, considerando que Mato Grosso já é reconhecido como um importante destino para a observação de pássaros. “O turismo de natureza e a observação da vida selvagem são nossos pontos fortes. Temos a onça-pintada, o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e outras espécies, o que nos coloca em uma posição favorável para atrair turistas, assim como ocorre com os gorilas em Ruanda”, afirmou Wellaton.
O ponto de partida da rota é a pousada Jardim da Amazônia Lodge, em São José do Rio Claro, onde os visitantes podem avistar espécies como o Tapajós Saki Monkey e o macaco-aranha-da-cara-preta. A rota passa pela Gleba Mercedes em Sinop e se encerra na Fazenda Anacã e no Hotel Cristalino, em Alta Floresta, locais onde é possível observar o Zogue-zogue.
Raquel Zanchet, gestora e fundadora do Jardim da Amazônia Lodge, comentou sobre seu compromisso com o estudo dos primatas da região desde 2022, e a importância do lançamento da Rota da Diversidade dos Primatas na WTM. “Esse lançamento é fundamental para a preservação das espécies e para mostrar o papel que o turismo pode desempenhar,” enfatizou Raquel.
Empresários de pousadas e empreendimentos nos destinos turísticos do Pantanal e da Chapada dos Guimarães também participaram do evento, apresentando a riqueza do ecoturismo mato-grossense aos europeus. Juan Garcia, da Pantanal Partners, destacou a importância da parceria entre o Governo Federal, o Governo do Estado e a iniciativa privada no fomento ao turismo de observação da natureza.
A gerente de projetos estruturantes da Embratur, Ana Paula Jaques, acrescentou que Mato Grosso é um parceiro estratégico nas iniciativas de internacionalização, especialmente nos mercados emissores europeus. “A presença de Mato Grosso na WTM é fundamental para conectar com operadores internacionais e entender a demanda de outros destinos. Nosso trabalho como coexpositor no estande do Brasil é crucial,” concluiu Ana Paula.