O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, recebeu o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, nesta terça-feira (13/11), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Durante o encontro, Mendes ressaltou as potencialidades de Mato Grosso no agronegócio e seu compromisso com a preservação ambiental.
“Mato Grosso é um grande produtor e exportador de alimentos, com um imenso potencial para ampliar ainda mais sua produção e contribuir com a segurança alimentar global”, afirmou o governador, destacando que o Estado, com mais de três milhões de habitantes e 904 mil km², é líder em produções como carne, soja, milho, algodão e gergelim, preservando mais de 60% de sua área.
Mendes enfatizou a importância de Israel como parceiro estratégico para novos investimentos e cooperações, especialmente em áreas como biocombustíveis, infraestrutura e indústrias. “Mato Grosso oferece um ambiente favorável ao desenvolvimento e geração de empregos, com a menor taxa de desemprego do país e significativos investimentos em qualificação profissional,” acrescentou o governador.
Em 2023, Mato Grosso consolidou-se como o principal exportador brasileiro para Israel, impulsionado por produtos como soja, milho e carne bovina, o que abre portas para futuras colaborações em setores estratégicos. Daniel Zonshine elogiou a iniciativa e o potencial de crescimento do comércio bilateral, destacando áreas como tecnologia e turismo.
“A relação entre Israel e Brasil é promissora, e ampliar a diversidade do comércio, como nas áreas de inovação e turismo, fortalecerá ainda mais essa conexão”, disse Zonshine, que vê Mato Grosso como um destino atraente para turistas israelenses.
A reunião contou também com a presença de Ari Fischer, assessor de Agronegócios da Embaixada de Israel; Bruna Moraes de Aquino, da Casa Civil; e o prefeito eleito de Cuiabá, Abílio Brunini.