Nesta sexta-feira (11.10), um homem de 38 anos foi preso em flagrante em Sorriso pela Polícia Civil, acusado de injúria racial e racismo contra uma jovem de 19 anos, colega de trabalho. O suspeito, que já havia sido demitido, ofendeu a vítima e incitou ódio por questões de raça, sendo autuado por dois crimes distintos.
As ofensas ocorreram em dois momentos diferentes, nos dias 3 e 11 de outubro. Em áudios enviados para outro funcionário da empresa, o suspeito utilizou termos extremamente racistas, afirmando: "Colocaram uma negra suja lá. Eu tenho pavor de preto"; "Não quero essa negrada suja aí. Não gosto de negro, sou racista". Ele ainda fez ofensas de cunho racial sexual, dizendo: "Negra para mim tem que ser bonita. Negras assim, de cabelo atadinho e sem dentes, eu tenho até nojo".
A jovem, que trabalha no setor de recursos humanos do frigorífico onde o suspeito era motorista, denunciou o caso à Delegacia da Polícia Civil de Sorriso, acompanhada do advogado da empresa. O homem enviou os áudios racistas após comparecer à empresa para finalizar sua rescisão trabalhista, sendo atendido pela vítima.
Após a denúncia, a Polícia Civil localizou o suspeito em sua residência e o prendeu em flagrante. O delegado Bruno França, responsável pelo caso, ressaltou a gravidade do crime: "O racismo é uma desgraça social que nossa sociedade se mostra, de forma cada vez mais clara, incapaz de superar".
O suspeito já havia proferido outras ofensas raciais e comportamentos agressivos no início de outubro, quando tentou agredir funcionários e admitiu ser racista, ofendendo colegas de trabalho no frigorífico.