Os tenistas Leonardo Storck e Livas Damázio, integrantes do programa de bolsas esportivas OlimpusMT, iniciativa do Governo de Mato Grosso, iniciam sua jornada no Roland Garros Junior Series nesta quarta-feira, 2 de abril. O prestigiado torneio internacional de tênis reúne atletas com até 17 anos, oferecendo ao campeão uma cobiçada vaga na chave principal do Grand Slam juvenil de Roland Garros, que será realizado em maio, na capital francesa.
O cuiabano Leonardo Storck encerrou o ano de 2024 como o principal tenista sul-americano em sua faixa etária (até 16 anos). O atleta é beneficiário da categoria Internacional do Bolsa Atleta, programa mantido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Com apenas 15 anos, Livas Damázio já acumula conquistas significativas em diversos campeonatos internacionais, incluindo o Mundial sub-14 e a Copa Cosat 14 anos. O jovem talento de Cuiabá recebe o apoio do Bolsa Atleta da Secel na categoria Estudantil.
No sistema de disputa do torneio, os jogadores são distribuídos em grupos de quatro, e cada atleta enfrentará todos os demais integrantes de seu grupo. Storck foi sorteado para o Grupo B, onde competirá contra o paraguaio Alvaro Frutos, o equatoriano Emilio Camacho e o chileno Benjamin Perez. Já Damázio terá como adversários o uruguaio Felipe Vazquez, o peruano Nicolas Buena e o argentino Agustin Luna.
Organizado pela Federação Francesa de Tênis (FFT) em parceria com a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), o Roland Garros Junior Series está sendo realizado em São Paulo (SP) até o próximo domingo, 6 de abril.
Esta é a quarta edição do Roland Garros Junior Series, cuja estreia ocorreu em 2022. João Fonseca, atualmente o principal nome do tênis masculino brasileiro, sagrou-se campeão na edição inaugural do torneio.