Durante a 7ª edição da China International Import Expo (CIIE), que ocorre em Xangai, o cônsul-geral adjunto do Brasil na China, José Roberto de Andrade Filho, elogiou as iniciativas do Governo de Mato Grosso, destacando o estado como um modelo em termos de promoção e internacionalização no país. "Mato Grosso faz um trabalho que é um modelo quando se trata de promoção e internacionalização na China", afirmou o cônsul em sua visita ao estande do Estado.
José Roberto ressaltou a estratégia de exposição dos produtos mato-grossenses e a apresentação da agência de fomento Investe MT. “Esse pavilhão está fantástico com essa amostragem de produtos feita pela equipe do Governo e da agência de investimento. Com certeza chamará a atenção por aqui. É um prazer que possamos trabalhar juntos”, acrescentou.
A participação de Mato Grosso na CIIE, iniciada em 5 de novembro, é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento de Mato Grosso (Sedec), e visa estreitar laços internacionais e promover as potencialidades do estado. Durante a inauguração do estande, foi assinado um Memorando de Intenção (MOU) com representantes chineses. Além disso, um acordo para operações de máquinas agrícolas da gigante asiática Sinomach foi firmado entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o presidente da Cooprosoja, Fernando Cadore, e o presidente da Aprosoja-MT, Lucas Beber.
Representantes da associação de empresários de Angola também participaram de reuniões com o secretário de Estado, trocando experiências e prospectando negócios. Uma comitiva de Mato Grosso está programada para visitar Angola em 2025, enquanto uma delegação angolana deverá vir ao estado no mesmo ano.
"Este é um momento ímpar para Mato Grosso, onde conseguimos mostrar ao mundo o potencial do nosso Estado e estreitar relações com países que têm muito a oferecer para nosso desenvolvimento. O diálogo com representantes da China e de Angola é uma oportunidade única para ampliar nossos horizontes comerciais e atrair novos investimentos que gerarão mais empregos e renda para a população", comentou César Miranda.
A participação do estado na CIIE reflete o compromisso do Governo de Mato Grosso em impulsionar a inovação, ciência e tecnologia, promovendo um ambiente favorável para a criação de novos negócios e atração de investidores internacionais. A feira prossegue até o dia 8 de novembro.