Ministério da Saúde expande vacinação contra dengue para pessoas de 4 a 59 anos

Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue para pessoas de 4 a 59 anos. Medida visa evitar desperdício de doses com validade próxima e aumentar cobertura vacinal. Municípios podem adaptar estratégia.

· 1 minuto de leitura
Ministério da Saúde expande vacinação contra dengue para pessoas de 4 a 59 anos
Foto: Julia Prado - Medida visa evitar desperdício de doses com validade próxima

O Ministério da Saúde anunciou, na noite de quarta-feira (17), uma nova estratégia para a vacinação contra a dengue no país. A faixa etária para imunização foi ampliada, abrangendo agora todas as pessoas entre 4 e 59 anos, conforme o limite especificado na bula da vacina Qdenga, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ethel Maciel, Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, informou através das redes sociais nesta quinta-feira (18) que os municípios com vacinas contra a dengue próximas do vencimento, até 30 de abril, poderão aplicá-las em uma faixa etária mais ampla, de 6 a 16 anos, evitando assim o desperdício das doses.

Além disso, caso necessário, os municípios estão autorizados a expandir a estratégia para toda a faixa etária aprovada pela Anvisa, de 4 a 59 anos, de acordo com a disponibilidade de doses que vencerão até 30 de abril de 2024.

A medida tem como objetivo principal otimizar o uso das vacinas disponíveis, garantindo que um número maior de pessoas seja imunizado contra a dengue e, ao mesmo tempo, evitando o desperdício de doses que estejam próximas da data de validade.