Na tarde de quinta-feira (26), a Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, deflagrou uma operação em Lambari D’Oeste (339 km de Cuiabá), cumprindo seis mandados judiciais contra integrantes de uma facção criminosa. A operação teve como objetivo desarticular o grupo, que atua na região.
Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, um mandado de internação para um adolescente envolvido com o grupo, e três mandados de busca e apreensão. Durante a ação, um dos suspeitos foi preso em flagrante por tráfico de drogas, com várias porções de entorpecentes sendo encontradas em sua posse, evidenciando o envolvimento com o tráfico ligado à facção.
A operação faz parte de uma investigação que teve início no dia 16 de setembro de 2024, após a prisão de dois homens acusados de tortura. A partir dessas detenções, outros três suspeitos foram identificados e as ordens judiciais foram expedidas. Os envolvidos são investigados por crimes como tortura, associação criminosa qualificada, corrupção de menores e tráfico de drogas.
O delegado Thiago Meira, responsável pela operação, destacou o trabalho conjunto entre as forças de segurança, o Poder Judiciário e o Ministério Público, que agilizaram as autorizações necessárias para a realização da operação. “Esta ação reforça o compromisso das autoridades em enfraquecer o crime organizado em Mato Grosso, trazendo mais segurança para a população”, afirmou.