Primeira-dama de MT recebe Selo Mundial de Inclusão em Abu Dhabi

Primeira-dama de MT, Virginia Mendes, recebe o Selo Mundial de Inclusão em Abu Dhabi, reconhecendo sua dedicação ao Parajiu-jitsu e ao apoio à inclusão de pessoas com deficiência.

· 1 minuto de leitura
Primeira-dama de MT recebe Selo Mundial de Inclusão em Abu Dhabi
Foto: Unaf - Prêmio reconhece dedicação de Virginia Mendes ao Parajiu-jitsu.

Nesta quinta-feira (7 de novembro), durante o Mundial Profissional em Abu Dhabi, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi homenageada com o Selo Mundial de Inclusão, um reconhecimento por seu trabalho no Parajiu-jitsu. O certificado foi entregue pela World Parajiu-jitsu Federation (WPJJF) e pela Federação Brasileira de Jiu-jitsu Paradesportivo (FBJJP), com a presença do presidente da FBJJP, Elcirley Luz, do vice-presidente Mário Édson - Cowboy, e de Sérgio Omizolo, representando a WPJJF.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, também esteve presente na cerimônia, destacando a importância do compromisso social da primeira-dama. “Virginia Mendes nos inspira, dia após dia, a desenvolver ações que realmente fazem a diferença na vida das pessoas”, afirmou Moura.

O Selo da Inclusão é um reconhecimento pela dedicação da primeira-dama ao Parajiu-jitsu, uma categoria esportiva que busca a inclusão de pessoas com deficiência e almeja uma vaga nas Paralimpíadas. Em Mato Grosso, o programa SER Família Inclusivo, gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com a Secel, tem sido fundamental para o desenvolvimento dessa categoria.

"Temos orgulho de apresentar este prêmio à primeira-dama em reconhecimento à sua contribuição notável para a inclusão," destacaram os membros das federações. O selo é o número 00 de uma série limitada dedicada à promoção de ações que favoreçam a inclusão em várias áreas, como acessibilidade e responsabilidade social.

Virginia Mendes expressou sua emoção ao receber o prêmio e agradeceu a todos que a apoiaram em sua jornada. “Não estaria aqui sem o apoio do Governo do Estado, do secretário David, da secretária Grasi na Setasc, da minha equipe na UNAF e do meu querido amigo Elcirley. Estou retornando a Mato Grosso com uma bagagem de conhecimento," afirmou. Ela enfatizou o impacto do Parajiu-jitsu na vida das pessoas com deficiência, destacando a importância de compartilhar o que aprendeu em sua experiência internacional.

A cerimônia também contou com a presença de paratletas de Mato Grosso e de outros países, como Ucrânia, Estados Unidos e Inglaterra.