Sema apreende maquinários por desmate ilegal em Marcelândia; multa é alta

Sema apreende maquinários por desmate ilegal em Marcelândia, com multas que podem superar R$ 2 milhões, durante a Operação Amazônia.

· 1 minuto de leitura
Sema apreende maquinários por desmate ilegal em Marcelândia; multa é alta
Foto: Sema - Operação Amazônia visa combater o desmatamento e proteger a vegetação nativa.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apreendeu maquinários em duas propriedades rurais por desmatamento ilegal durante a Operação Amazônia, realizada em Marcelândia, município situado a 710 km de Cuiabá. As multas aplicadas podem ultrapassar R$ 2 milhões, tanto pela obstrução da regeneração natural quanto pela operação sem licença legal.

A fiscalização ocorreu na quarta-feira (6 de novembro) e resultou na apreensão de quatro pás-carregadeiras, um trator de esteira, uma caminhonete D-20 e tanques de combustível com capacidade total de 22 mil litros. A intervenção em vegetação nativa foi considerada ilegal, já que as propriedades não possuíam as licenças necessárias.

A identificação dos crimes ambientais foi realizada por meio de imagens de satélite de alta resolução, que permitem mapear alterações na vegetação em toda a extensão do estado. Em uma das propriedades, foram constatados 300 hectares de área degradada. Dois homens, que alegaram ser prestadores de serviço, estavam presentes no local e colaboraram com as autoridades ao fornecer as informações solicitadas.

Na segunda propriedade fiscalizada, a área degradada foi de 50 hectares, e o proprietário chegou horas após o início da fiscalização. A operação contou com o apoio da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Sinop.

Operação Amazônia

As ações para o combate a crimes ambientais fazem parte da Operação Amazônia, promovida pelo Governo de Mato Grosso, com a participação da Sema, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e do Ministério Público Estadual (MPE).

A população que testemunhar crimes ambientais pode fazer denúncias à Ouvidoria Setorial da Sema pelo telefone (65) 98153-0255, pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, ou ainda através do aplicativo MT Cidadão e nas regionais da secretaria no interior.