A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) emitiu, nesta segunda-feira (02.09), uma ordem de serviço autorizando a retomada dos transplantes de rim no estado. As cirurgias serão realizadas pelo Hospital São Mateus, em Cuiabá, que foi credenciado por meio do Chamamento Público nº 002/2024.
Com a emissão da ordem de serviço, o próximo passo será a realização de avaliações clínicas dos pacientes e a formação de uma lista única com as pessoas aptas para o transplante renal em Mato Grosso. Segundo o governador Mauro Mendes, a reativação do serviço é uma importante conquista para o estado e uma oportunidade de salvar vidas. Mendes compartilhou sua experiência pessoal, ressaltando a alegria de saber que muitos mato-grossenses poderão receber o tratamento necessário sem precisar deixar o estado.
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, que também é receptora de transplante renal, foi uma das principais apoiadoras da iniciativa. Ela destacou a importância da retomada dos transplantes para dar uma nova chance de vida a muitos cidadãos. "Saber que mais famílias terão essa oportunidade nos conforta. Deus abençoe todas as pessoas envolvidas", afirmou.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, enfatizou que a retomada dos transplantes de rim é uma prioridade para a gestão atual, liderada por um doador e uma receptora de rim. "Entendemos a relevância deste serviço e como ele pode salvar vidas", destacou.
Fabiana Bardi, secretária adjunta do Complexo Regulador da SES, informou que os transplantes começarão após a organização de um novo fluxo e o cumprimento dos protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde. A previsão é que os primeiros transplantes possam ocorrer em 2 a 3 meses.
Em Mato Grosso, cerca de 2 mil pacientes estão em tratamento de hemodiálise, e a expectativa é que 40% a 50% deles sejam candidatos a um transplante renal. No entanto, o número exato só será conhecido após a realização das avaliações clínicas pelos profissionais do Hospital São Mateus.
Jonathan Feroldi, médico nefrologista e diretor técnico do Hospital São Mateus, destacou que a parceria com o Governo do Estado será fundamental para retomar as atividades e abrir caminho para novos transplantes e credenciamento de outras equipes para diferentes tipos de transplante.
A assinatura da ordem de serviço contou com a presença de várias autoridades, incluindo a secretária adjunta executiva, Kelluby Oliveira; o secretário adjunto de Aquisições e Contratos, Anderson Martins; e a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, entre outros.