Simone Fernandes, junto com outros 13 professores da Rede Estadual de Mato Grosso, embarcou no último sábado (14/09) para Londres, Inglaterra, como parte da 2ª edição do programa de intercâmbio "MT no Mundo", promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). O programa oferece uma imersão de 21 dias na cultura e língua inglesa, com todas as despesas pagas pelo Governo Estadual.
"Eu nunca imaginei conhecer outro país. O Estado me deu esse presente e vou aproveitá-lo da melhor forma para melhorar minha pronúncia e vocabulário", afirmou Simone, emocionada com a oportunidade.
Além dos professores, o programa também seleciona 100 alunos para a experiência internacional, cujo objetivo é fortalecer o aprendizado de inglês e proporcionar experiências que beneficiarão o ensino na Rede Estadual. A seleção dos docentes foi baseada no desempenho de seus alunos na plataforma "Mais Inglês MT", considerando o índice de lições concluídas, o percentual de alunos ativos e o número de matrículas.
A líder da Política de Línguas Estrangeiras da Seduc, Juliana Faltz Taborelli, destacou a importância da diversidade dos participantes, com professores de cada uma das 14 Diretorias Regionais de Educação (DREs) do estado. "Essa diversidade enriquece a experiência e promove uma valiosa troca cultural entre diferentes regiões de Mato Grosso", completou.
Para a professora Karina Belizio Pereira, que já esteve nos Estados Unidos, esta será a primeira vez participando de um intercâmbio. "Estou ansiosa para conhecer de perto uma cultura sobre a qual falamos tanto em sala de aula. Essa experiência será transformadora para nossos alunos", disse Karina.
A professora Rosa Kelly Albuquerque Silva, que leciona na Escola Estadual João Evaristo Curvo, em Jauru, destacou a valorização dos professores interinos. "Voltarei com mais conhecimento para retribuir esse reconhecimento", declarou.
Adão Barbosa, professor da Escola Estadual Militar Tiradentes Coronel PM Jorge Luiz Magalhães, em Querência, também espera adquirir novos conhecimentos para compartilhar com seus alunos. Durante o intercâmbio, cada participante receberá uma ajuda de custo de 250 libras esterlinas semanais. O governo também cobriu as passagens aéreas, hospedagem, alimentação, material didático e toda a documentação necessária para a viagem.
Os 100 estudantes selecionados para o intercâmbio embarcam no dia 5 de outubro. Entre eles, 50 foram escolhidos com base nas melhores médias na avaliação final de 2023, e outros 50 se destacaram na plataforma "Mais Inglês", completando pelo menos quatro dos 16 níveis do curso de inglês geral oferecido pela Rede Estadual.
O investimento total nas duas edições do programa é de R$ 10,7 milhões. Os professores retornam ao Brasil no dia 4 de outubro, levando na bagagem novos conhecimentos para aplicar em sala de aula.